Leia sobre a cozinha dos locais onde fomos no blog Falando de Culinária e escolha onde ir (e de onde correr!) em suas viagens.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CARVALHOS - MG - a fúria das águas

 12/01/2011

Estou em Carvalhos – pequena cidade na região sul de MG, próxima à divisa com o RJ. Está chovendo – muito! E há muitos dias. Nesta época do ano é o normal.
Anormal é a quantidade que choveu ontem – não sei de nenhuma enchente tão grave como esta – o rio dos Franceses que corta a cidade subiu cerca de 5 metros em pouco mais de uma hora!
A parte baixa da cidade, que está já há cerca de três metros de altura do rio, ficou totalmente submersa – a água chegava até a parte de cima da fachada das lojas, a rua principal do comércio ficou completamente alagada – tudo perdido!
Não houve tempo para salvar estoques, móveis, automóveis... apenas pessoas e alguns animais.
Nenhuma pessoa perdeu mais que bens materiais nesta calamidade que foi a enchente de ontem. É triste sim, muito tempo há de passar até que a economia da cidade se recupere. Dos dois açougues da cidade não sobrou nenhum, as três farmácias se foram, dos três supermercados ficou apenas um.
Carvalhos perdeu muito, casas inteiras ruíram, muros foram arrastados, o comércio foi destruído, muitos automóveis tiveram perda total, a ponte da cidade ameaça cair e está interditada, os povoados e fazendas estão isolados... mesmo agora o rio está cheio, muito mais cheio que o normal.
Pessoas que perderam tudo talvez não consigam se reestruturar e terão de contar com a ajuda dos demais... mas até para sofrer e reclamar e se lamuriar há que estar vivo. E todos estão.

NÃO HÁ MORTOS.

O povo Carvalhense demonstrou no dia de ontem força e união – via-se quase toda a população nas ruas, observando a força das águas, e ajudando aos que estavam em apuros. Botes e barquinhos surgiram para ajudar a resgatar as pessoas que estavam ilhadas, carros e caminhões mais preparados foram utilizados para rebocar outros, pessoas eram abraçadas e consoladas ainda na rua durante a chuva.
Graças à iniciativa das pessoas, ninguém morreu, poucos e leves ferimentos foram registrados, e com isto a cidade se mostrou mais abençoada que muitas outras, onde tantas vidas se perderam.
Assim que as águas começaram a baixar já se via o movimento das pessoas, limpando suas casa e lojas, retirando entulhos, lixo, e matando os inevitáveis animais que surgem neste hora (ratos, cobras...). O movimento continua – muito serviço ainda se faz necessário, muita ajuda do governo do estado (a prefeitura também perdeu muito – máquinas, veículos...) e das pessoas, muita paciência. Carvalhos não se recuperará em um curto prazo, e todos sofrerão pelo prejuízo que a cidade teve. O serviço de abastecimento de água, pela informação do pessoal da empresa, ficará prejudicado por pelo menos dez dias. Mas desde ontem de noite já haviam deslocado caminhões-pipa para atender os que ficaram sem água.
Agora é hora de paciência, de ajudar, de esperar... ainda chove, é difícil trabalhar, as estradas estão péssimas, mas o cidadão Carvalhense está de parabéns.
Poucas cidades brasileiras em uma catástrofe como esta podem se gabar de não ter registrado nenhum óbito.
A força que todos tiveram ontem na ajuda ao resgate das pessoas é o que erguerá novamente esta cidade.

Carvalhos brilhará novamente, graças aos seus cidadãos.

 Veja a cobertura fotográfica completa no Picasa - http://picasaweb.google.com/viagensrm/CARVALHOSMG12012011AFuriaDasAguas


13 comentários:

  1. Sinto muito pelo o povoado de Carvalhos, ainda bem que todos saíram ilesos desta tragédia. Isso prova que ter grandes bens materiais e riqueza não serve para nada porque, do mesmo jeito que eles vem eles vão também e o que fica são os valores morais e espirituais. Que Deus os proteja e de forças para a reconstrução.

    ResponderExcluir
  2. Tenho fé de que aos poucos iremos reconstruir a nossa querida cidade. O nosso povo tem muita garra e juntos todos conseguiremos vencer essa catástrofe.
    Renata Diniz

    ResponderExcluir
  3. Jà diz a Bíblia:"depois da tempestade vem a abonância" sou vizinho de vocês, de Liberdade, empregado da Copasa aqui, caminhões pipa estão viindo buscar água aqui o tempo todo e estaremos funcionando o tempo dobrado para ajudá-los. mas, não falo não só como funcionário da Copasa e sim como amigo de Carvalhos, cidade onde tenho muitos amigos e sei...acredito na força desse povo forte...trabalhador e guerreiro, vocês vencerão... acreditem nisso, vocês podem! tudo vai mudar e farão dessa cidade ainda mais bela, eu aposto nisso! força carvalhenses...força José Geraldo...Que Deus ilumine vossos corações!
    Elias Gutemberg
    Liberdade Mg

    ResponderExcluir
  4. Vi a reportagem na Tv e fiquei impressionada, até o prefeito chorava pela calamidade! Quero ajudar as pessoas que perderam tudo, enviando doações mas não sei como fazer pois a Cruz Vermelha em BH está doando para a região serrana do Rio e não para o Sul de Minas. Vou tentar ligar para a Prefeitura da cidade e ver o que se pode fazer. Maristella

    ResponderExcluir
  5. Muita força ao pessoal de Carvalhos! Já passei por essas bandas e fui muito bem recebido.
    Viajante

    ResponderExcluir
  6. fico triste de ver ma calamidade dessa,estou ajudando a arrecadando roupas de meus familiaresn que moram fora.ja conseguimos muitas coisas(camas,roupas,alimentos.que Deus abençõe todos carvalhençes...

    ResponderExcluir
  7. È muito dificil saber q a cidade q amo tanto...foi destruida.O pior de td é saber q poucos dias depois destas fotos serem tiradas,carvalhos sofreu nova enchente...isso acaba com a esperança das pessoas da cidade.

    ResponderExcluir
  8. Metade da minha família é de Carvalhos e a outra metade é de Seritinga que é da mesma região e também sofre uma grave enchente, inclusive a ponte que é caminho de Seritinga para Serranos caiu. Conheço várias pessoas de Carvalhos e Seritinga que perderam tudo e outras que moram em casas aonde barrancos ameaçam cair. A casa da minha Avó está parecendo um abrigo de tantos parentes que vieram se hospedar aqui, essa primeira foto que vocês mostram ai é da casa da minha tia, a tia Glória, o filho dela estava hospedado aqui em casa e a tia Glória e as outras pessoas que estavam la na casa dela se ajeitaram na casa da tia Lúcia. Meu primo de 10 anos apareceu la em casa Chorando no meio da enchente as 5:45 da manhã e logo em seguida os pais dele chegaram.
    Quero pedir a todos que ajudem na reconstrução da cidade, por isso quero pedir para que vocês postem isso no blog:


    Quem optar por fazer doações para Carvalhos em espécie,
    foi aberta uma conta no Banco do Brasil para este fim.
    Agencia: 1763-9 - Caxambu
    Conta: 16.737-1
    Doação Enchente
    Para quem optar por fazer DOC. o CNPJ é:
    18.194.181/0001-35
    Essa ajuda será bem vinda, pois algumas casa foram destruidas,
    e é urgente que se faça algo.
    Atenciosamente
    Arlindo Camargo
    Secretário de Turismo, Esportes e Cultura
    Carvalhos/MG
    35 33451203 99921565
    www.carvalhos.mg.gov.br
    turismo@carvalhos.mg.gov.br

    ResponderExcluir
  9. Atenção:
    Quem esta tentando fazer DOC, para doação para Carvalhos,
    o CNPJ foi digitado errado.
    O correto é
    18.194.191/0001-35
    Atenciosamente
    Arlindo Camargo
    Secretário de Turismo, Esportes e Cultura
    Carvalhos/MG
    35 33451203 99921565
    www.carvalhos.mg.gov.br
    turismo@carvalhos.mg.gov.br

    ResponderExcluir
  10. Espero e luto para que nossa cidade dentro de pouco tempo fique melhor do era. O povo de Carvalhos é guerreiro e vai superar com a força e fé em DEUS. Agradeço a todos os que se preocuparam e nos ajudaram nessa hora difícil.
    Anderson Diniz Vilela.

    ResponderExcluir
  11. Fico muito chateado com uma noticia dessa,o pior é que as doações que estão chegando na cidade poucas pessoas estão conseguindo pegar,pois estão separando as melhores peças de roupas e de alimentos e estão dando só as coisas mais inferiores e assim mesmo só para algumas pessoas ou melhor só pra quem votou no partido do atual prefeito.Isso é muito humilhante!

    ResponderExcluir
  12. Estive em Carvalhos na época da enchente, foi um caos total, fiquei estarrecido com que vi, muita lama, muita sujeira e muita perda material. Depois de um ano da enchente passei novamente em Carvalhos, e qual não foi minha surpresa, a cidade continua um caos, a impressão que tive é que está tudo abandonado, as ruas continuam sujas e agora esburacadas, o centro da cidade é uma verdadeira calamidade pública, Carvalhos é um exemplo claro de desvios, apesar das prestações de contas estarem em dia, tenho por mim que o ministério público e a polícia Federal deveria revirar determinadas contas de alguns membros da prefeitura, alguma coisa muito podre está acontecendo no Paraiso das Trilhas. Só não vê quem não quer.

    ResponderExcluir
  13. que pena isso ter acontecido nesta terra tao maravilhosa onde nasci e vivi ate meus 14 anos. ja faz 24 anos que nao vou ai . mas jesus os abençoe abundantemente joaozinho pinheiro

    ResponderExcluir