Leia sobre a cozinha dos locais onde fomos no blog Falando de Culinária e escolha onde ir (e de onde correr!) em suas viagens.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Toronto, ROM - Royal Ontario Museum, Exposição Pompéia

Pois é, acabei demorando para ir no principal Museu de Ciências e História Natural porque queria ir com tempo, sem correrias... Ainda bem, porque é enooorme! Daqueles que vc se perde, anda em círculos, vê a mesma coisa dua vezes e ainda acha bom!!!! Demais!

A especialidade do Museu é História Natural, então eu me achei... Paleontologia, Arqueologia, Fosséis MARAVILHOSOS, Geologia... Tudo de Bom.

Amei a galeria dos Dinossauros, pois foi a mais bem explicada que já fui, todos os fósseis tem seu desenho na base definindo qual parte é original, autêntica, e o que foi reconstruído em resina ou outra coisa. Então vc sabe exatamente o que está vendo, se é autêntico ou é uma cópia. Eles tem peças inteiras autênticas!!!! Expostas!!!!!!!!!



Na área da Geologia, cada pedra é uma jóia de tão linda...



Esta cabeça inteira é de verdade, sabe?


E ainda tem animais taxidermizados, e alguns muito estranhos.


A entrada do Museu já dá idéia do que vc pode encontrar, mas tem muito mais...


Pq lá dentro descobrimos que tinha uma exposição temporária sobre Pompéia. Para quem ama história, foi um achado, fantástico, mas triste. A gente sabe, lê, estuda sobre, mas ver as peças é diferente. Eram pessoas, viraram estátuas? O que mais chocou na verdade foi o cachorro (não digam que eu gosto mais de cachorros que de pessoas), ele parecia estar sofrendo, enquanto as pessoas parecias ter dormido. Pode ter sido a escolho do que veio para a exposição, não sei,  Mas se é de enorme interesse arqueológico e histórico, é tb de enorme fundo emocional. Aquilo ali não é uma estátua, é um corpo transformado em estátua por uma força natural.  A Medusa petrificava pessoas com um olhar, O Vesúvio petrificou milhares com uma só "cuspida".




Um comentário: