Leia sobre a cozinha dos locais onde fomos no blog Falando de Culinária e escolha onde ir (e de onde correr!) em suas viagens.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PARIS PARA QUEM JÁ CONHECE

Tem muito mais em Paris do que contam as revistas de turismo. Você pode ir uma vez, duas, três, quantas quiser e sempre vai encontrar algo novo para conhecer.
Para quem leu "Paris pela primeira vez" e já conhece os cartões postais básicos, vou adentrar nos menos conhecidos. Realmente, muito lugar interessante, fora do roteiro turístico básico, mas por isto mesmo melhor ainda.
Tem idéia de quantos museus, igrejas, monumentos e praças tem Paris?
Vou dar umas dicas de locais para sua segunda viagem:

Se já conhece a Notre Dame, visite a Saint Chapelle – é praticamente na frente da outra, bem menor, mas acredite – muito mais linda. É outra estilo, mas a beleza da capela encanta. Fica na Ilê de La Cite, é no estilo gótico e foi iniciada em 1246 para servir de capela ao Palácio Real. Abre todos os dias de 9h as 17h.



Se da primeira vez, quando foi no Les Invalides, não deu para conhecer o museu de armas, faça isto agora.
Musée de LArmée
Com um acervo militar incomparável, reúne tudo sobre a França e principalmente sobre Napoleão. Seus objetos pessoais, seu famoso chapéu, suas armas, roupas, mobiliário, enfim tudo para viajar na História da França. (129, rue de Grenelle).
Abre todos os dias de 10 as 17h, menos a primeira segunda feira de cada mês (exceto julho, agosto e setembro), e fecha nos dias 1º de janeiro, 1º de maio, 1º de novembro e 25 de dezembro.



Caminhe pelo bairro chamado Quartier Latin, é o bairro universitário de Paris, onde fica a Sorbonne. Cheio de barzinhos e restaurantes bem mais baratos que em outras partes. Não perca o Pantheón, onde os ilustres da França foram sepultados (Victor Hugo, Alexandre Dumas,Emile Zola, Marie Curie, Descartes, Voltaire entre outros). As tumbas ficam no subsolo, e na parte térrea há uma curiosidade – o Pêndulo de Foucault. Ele se move de acordo com o movimento de rotação da terra, com isto é uma máquina de moto perpetuo (jamais vai parar). E como é um pêndulo, oscila entre dois pontos mas em um eixo variável – o eixo de oscilação varia de acordo com a rotação da Terra e a latitude de onde se encontra o pêndulo - Foucault afirma ser fácil demonstrar que o período de rotação do plano é igual a 24 horas multiplicadas pelo seno da latitude do lugar em que está instalado o aparato (leia mais em http://www.fisica.net/mecanicaclassica/pendulo_de_foucault.pdf).  Abre todos os dias de 10h as 18h.
Métro : ligne 10, stations Maubert-Mutualité et Cardinal-Lemoine 
Place du Panthéon, 75005 Paris

Neste mesmo bairro está o Museu da Idade Média (Moyen Age, ou Museu de Cluny), super legal. Fica em: 6 Place Paul Painlevé, 75005 Paris.
Acesso: Métro Cluny-La Sorbonne / Saint-Michel / Odéon
Horário: abre todo dia menos terça, de  9:15h às 17:45h.
Seu acervo contem peças da Idade Média, incluindo tapeçarias, pinturas, esculturas, objetos da vida cotidiana, além do fato mais interessante – está instalado dentro de dois monumentos parisienses super legais – as Termas (termas gallo-romanas construídas entre os séculos I e III d.C.) e o Hotel dos Abades de Cluny (do fim do século XV). A construção é belíssima e só por si já vale a visita.

Museu Guimet
É um museu de arte Asiática – construído por um particular, o industrial Émile Guimet, no século XIX, apresenta principalmente aspectos das religiões e da antiguidade clássica Egípcia e Asiática, através de objetos trazidos de suas viagens.
Fica em: 6, place d’Iéna,  75016 Paris
Abre todo dia menos terça de 10h as 18h.  


E ainda tem mais - no Jardin des Plantes há uma coleção de coisas a visitar, lá é o Museu Nacional de História Natural, que contém a Galeria de Mineralogia e Geologia, a Galeria de Paleontologia e Anatomia Comparada, a Grande Galeria da Evolução entre outros setores. É uma coleção de respeito, muito bem exposta, encantadora. A Galeria da evolução faz a gente se sentir na Grande Migração do filma A Era do Gelo!!!! Os animais taxidermizados estão  montados como se caminhassem mesmo, em uma migração, é fantástico.
Ficam em: Jardin des Plantes, 36, rue Geoffroy Saint Hilaire, Paris
Metro - Austerlitz ou Censier Daubeton.
Abre de 10h as 18 exceto terças.
http://www.mnhn.fr/museum/foffice/tous/tous/guidePratique/infPratiques/infopratique.xsp




Museu Rodin
Confesso - não entendo nada de esculturas, mas achei lindo. As peças são realmente fantásticas. Que me perdoem os entendidos, mas o trabalho da Camille Claudel, amante de Rodin e também exposto neste local, é mais bonito que o dele em minha humilde opinião... De toda forma, o museu é encantador.
Fica em 79, rue de Varenne, Paris
Está fechado para reforma até abril 2012, com horários especiais para visitação. Melhor consultar o site antes.

Museu da Caça
É formado pelas coleções de François e Jacqueline Sommer, criado em 1964. Contém todo o tipo de arte com a caça como motivo - quadros, tapeçarias, esculturas, tudo muito lindo. Além disto, mostra também armas de caça, animais taxidermizados, roupas e outros adereços antigos, sempre neste mesmo tema. Diferente e divertido.
Fica 62, rue des Archives, Paris.
Abre de 11h as 18h exceto segundas feiras.



Em breve, mais endereços interessantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário